top of page
  • Foto do escritorVox Brazil

Posicione sua marca com visão de mercado e planejamento estratégico

Marcas, em sua essência, são criadas para serem sólidas no mercado. Mas, como construir isso? Ao contrário do que muitos pensam não existe uma fórmula pronta para seguir, mas há dois pilares que são extremamente fundamentais neste processo: ter visão do mercado e trabalhar com um planejamento estratégico.

Visão de mercado

Ter visão de mercado é uma habilidade que permite aos profissionais identificar as possibilidades do setor, bem como os seus desafios, a fim de tomar decisões estratégicas e assertivas. 

Ou seja, antes de iniciar um projeto, seja ele qual for, para ter resultados é indispensável analisar as condições que o mercado do segmento apresenta. Para isso, você pode usar dois parâmetros: fazer uma linha do tempo do passado, presente e futuro e executar o planejamento por etapas. Abaixo falamos mais sobre isso, confira. 

Linha do tempo

As decisões do seu público-alvo, na grande maioria, são baseadas em necessidades. Portanto, fazer uma análise minuciosa de como ele se comportava há 20 anos, como se comporta nos dias atuais e quais são as estimativas e tendências para os próximos anos é muito importante para criar e oferecer soluções que acompanhem o seu crescimento/necessidade. 

Essa interpretação dos dados permite o surgimento de ideias aplicáveis, a adaptação diante de cenários adversos e a identificar as lacunas do mercado para oferecer serviços e soluções inovadoras. Assim, as chances de você empresário acertar e ter grandes resultados são altas. 

Planejamento estratégico 

O planejamento estratégico é um guia de todas ações que serão executadas de acordo as expectativas e os resultados almejados em um determinado período. 

A primeira coisa que o empresário não deve fazer é querer colocar tudo em prática na primeira oportunidade. A fobia, a ansiedade e a falta de planejamento podem atrapalhar.

Então, como fazer? Trabalhe por etapas. Divida o seu projeto em pequenas ou médias entregas. Seja honesto, íntegro e verdadeiro com quem está ao seu lado. Entregue algo bem feito, com excelência. Assim, estará cada vez mais preparado para o próximo passo das ações traçadas no planejamento estratégico.

15 visualizações0 comentário
bottom of page